terça-feira, 30 de julho de 2013

Louder Than A Bomb


Esse documentário é de 2011 e acredito que nem chegou a ser lançando aqui no Brasil, porque não existe uma tradução para o filme -em uma tradução livre seria algo como "Mais alto do que uma bomba" ou algo do tipo- e também fui dar uma procurada nas lojas conhecidas que temos aqui e não achei o produto. Enfim, foi graças a uma prima minha que mora em Boston e está passando as férias dela aqui que me deparei com Louder Than a Bomb. Ela sabe que gosto de poesia e é disso do que o filme trata, então ela fortemente me recomendou essa película, praticamente me emprestando seu DVD do documentário no nosso primeiro encontro e confesso que demorei algumas semanas para realmente sentar e assisti-lo. Ultimamente ando muito preguiçoso com cinema, mas tudo bem. 

"Louder Than a Bomb" conta a história de quatro equipes de poesia do ensino médio em Chicago que se preparam para competir na maior competição juvenil do mundo. Por vezes esperançoso e comovente, o filme captura as vidas turbulentas desses garotos inesquecíveis, explorando as formas como a escrita molda o seu mundo, e vice-versa."

                                     

É bacana e até interessante ver como os grupos se preparam para a competição e algumas "poesias" são realmente muito boas, poesia em parênteses porque muitas vezes os textos lidos são realmente textos longos (não que poesias não possam ser longas, rs) e, tirando as rimas, não tem outras artimanhas que caracterizam esses textos como poéticos. Bem, o melhor de tudo é ver as performances desses garotos, eles realmente amam aquele momento e se preparam durante o ano todo para finalmente chegar a época de darem todo seu melhor no palco. Também achei incrível como eles transmitem diversos sentimentos na hora de declamarem seus textos, eles realmente viveram aquilo que estão dizendo e confesso que se você for um pouco emotivo esse pessoal vai conseguir arrancar algumas lágrimas dos seus olhos.

Só não gostei muito do comportamento do pessoal e esse é o grande problema do filme: eles não são nem um pouco carismáticos. São bem chatos na verdade e, às vezes, chegam até a te dar raiva e é nesse ponto também que o documentário peca, porque por não terem personagens que são realmente interessantes (ou que não conseguem trazer isso até o espectador) os documentaristas aqui forçam um sentimentalismo bem barato na hora de mostrar as vidas desses estudantes.

É um filme legal para quem gosta de poesia, para quem gosta de Oprah (porque se não me engano foi um documentário produzido pela network dela e ela mesmo quem introduzi o filme a nós e daí já se pode ter uma ideia bem boa de como terá muito drama forçado envolvido na coisa) ou para quem se diverte com documentários. A trilha sonora é muito boa mesmo! Vale assistir pela ideia que o festival traz e como um "campeonato de poesia" é algo que seria interessante para ser investido em todos os países, porque a poesia, muitas vezes, é esquecida e tida como irrelevante e ter um competição nacional que reúne jovens de todo país para declamarem textos sua autoria é realmente incrível. É cultura em movimento, achei extremamente boa a proposta de "Louder Than A Bomb."

Avaliação: