terça-feira, 21 de maio de 2013

A Riviera Não É Aqui


A Riviera Não É Aqui (Bienvenue Chez Les Ch'tis, em francês) é uma comédia francesa lançada em 2008 que rompe vários estereótipos sobre filmes franceses, e que ainda em 2008 ganhou o título de produção francesa mais assistida da história!

A trama do filme começa quando Philippe Abrams (Kad Merad), que é diretor de uma agência de correios no sul do país, tenta uma transferência para a famosa Riviera Francesa em função de agradar sua esposa que está deprimida. O problema é que, como a transferência para a Riviera é muito disputada, Philippe tenta trapacear e.... acaba sendo mandado para Bergues, uma cidade fria e chuvosa ao norte da França.

Philippe e sua esposa ficam desesperados! E assim começam a procurar por pessoas que foram para o norte da França e voltaram com vida, a pesquisar no Google sobre o clima (nevoeiro congelante), e a esposa toma a decisão de não acompanhá-lo. Philippe sai de casa com vários agasalhos, e, em sua chegada a Bergues, logo ao passar pela placa de bem vindo, uma tempestade começa a cair.

Extremamente exagerada, essa comédia funciona muito além do fazer rir. O filme mostra, principalmente, o choque cultural entre um morador do sul da França e um Ch'ti (nome dado aos habitantes de Nord-Pas-de-Calais).O humor gira em torno das diferenças culturais e linguísticas entre as duas regiões, e as legendas em português tentam aproximar ao máximo a peculiaridade do dialeto dos Ch'tis, o que te deixa o resto da semana pensado em palavras como "Biloute!", "Monte l'son!", e pronunciando aleatoriamente as interjeições "Hé!" e "Hein!" com sotaque Ch'ti.

A forma como o desenrolar da estória faz com que a cidade de Bergues passe de sobrenaturalmente ruim a incrivelmente boa é fantástica. Vale a pena assistir e imaginar como seria um filme onde um habitante do sul do Brasil tivesse que morar dois anos no nordeste. A Riviera Não É Aqui é uma ode às diferenças!

Avaliação: