quarta-feira, 12 de junho de 2013

Faroeste Caboclo


Eu nasci no último ano da década de 80. Todos sabem que tenho gostos um pouco "velhos" para música e afins. Mas, não é só por causa disso que eu gosto de Legião Urbana. Acho que qualquer pessoa que que tenha perguntas sem respostas, ou curta minimamente rock brasileiro, gosta do som deles. Porém, se você não conhece a música Faroeste Caboclo, pode escutá-la aqui.

Pois bem, esse filme é uma adaptação da música para o cinema. E, confesso que, assim como muitas outras pessoas que conheço e que também o assistiram, eu já tinha um roteiro pronto e imaginado na cabeça. Talvez por isso fiquei pensando onde se encaixariam frases marcantes da música. No entanto, o próprio diretor René Sampaio disse em uma entrevista que "Precisava ser fiel ao espírito da música, mas não fazer um videoclipe."

De início, achei ruim que o filme não fosse fiel à música, mas depois percebi que a trama que gira em torno do triângulo João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), Maria Lúcia (Isis Valverde), e Jeremias (Felipe Adib), ficou muito bem amarrada, com algumas explicações que a música não provê, como o porquê do pai de João ter sido morto por um soldado, ou a razão pela qual Maria Lúcia se envolveu afetivamente com Jeremias e engravidou dele.

É um filme um tanto monótono, com poucas falas, mas a fotografia é incrível, e as locações não podiam ser melhores. Tem, inclusive, uma festa que acontece na UnB, e pra quem já esteve lá é uma sensação bacana ver a universidade na telona. Mostra bem a realidade daquela juventude, que foi cheia de drogas, sexo, violência e rock'n'roll.

Por último, mas, definitivamente, não menos importante: a trilha sonora, feita por Philippe Seabra, que foi amigo do Renato Russo, e é integrante da Plebe Rude. Na cena da festa a UnB a Plebe Rude aparece, fazendo uma versão de "Tédio com um T bem grande pra você". A trilha sonora é mágica, capaz de fazer com que você realmente se sinta na década de 80, batendo o pé e cantarolando no cinema. Mas, se você estiver a fim de ouvir a canção que dá nome ao filme, não saia da sala antes dos créditos finais!



Avaliação: