domingo, 9 de junho de 2013

My Head Is An Animal (Of Monsters And Men)


"We used to be birds but now we're monsters." (Twitter oficial da banda)

No meio do ano passado, chegou até mim um disco que um amigo havia ganhado com músicas de várias bandas, e, no meio desse disco, tinha uma música cheia de Lalalalalala. Logo de cara ela passou a ser a minha preferida, e aqui vai algo que vocês precisam saber sobre mim: eu adoro músicas que tem Lalalalalala. E foi assim que eu conheci uma das bandas que mais me tocou em 2012 (e que continua fazendo isso), e que, além de Lalalas, também é cheia de Heys.

Of Monsters And Men (OMAM) é uma banda da Islândia, formada em 2011, que ganha rótulos de indie rock e indie folk, mas eu a categorizaria em bandas exóticas. Foi uma das bandas mais esperadas nos festivais Coachella e Lollapalooza. O grupo conta com 7 integrantes que passeiam entre voz, violão, guitarra, bateria, baixo, trompete, piano e acordeon. E, acredite, é difícil definir qual é o integrante mais bonito/estiloso/fofo.



Se eu pudesse explicar o que sinto quando ouço Of Monsters And Men, eu diria que é algo similar à correr em meio a uma floresta, de olhos fechados. Não só por temas campestres e animais selvagens serem tratados em várias das músicas, mas pela batida, pela vibe do som.

Por ser uma banda bem grande, que mistura vozes masculinas e femininas, o som deles me remete ao da banda Arcade Fire (sobre a qual falarei no desafio musical do mês de junho). Além disso, acho que existe uma analogia muito filosófica entre o nome do álbum do OMAM e a última música do disco Neon Bible do Arcade Fire: My Head Is An Animal e My Body Is A Cage, livremente traduzidos como Minha cabeça é um animal e Meu corpo é uma jaula.

Se alguém me perguntar qual a melhor hora para ouvir OMAM eu afirmo que é domingo a tarde e segunda de manhã. O álbum traz um feeling de fim de semana, de férias com os amigos, de momentos bons compartilhados com quem gostamos. E, ouvi-lo na segunda-feira de manhã é como lembrar com carinho de tais momentos.

Com a música Little Talks, OMAM atingiu as primeiras posições nas paradas de vários países, porém a banda sempre diz em entrevistas que o álbum é muito mais e melhor que Little Talks. Então aqui vão as minhas faixas preferidas:

Lakehouse, que foi a primeira que ouvi. No Lollapalooza a Nanna, vocalista, disse "This song is about summer, and a house." (Essa música é sobre o verão, e uma casa).



King And Lionheart, que é a música que define meu relacionamento com meu melhor amigo.


Sloom, que eu não gostei de primeira, mas que parece derreter aos ouvidos e carregar os problemas para longe.


Não fiz upload dos clipes originais porque não gosto muito do tom "épico" deles. Prefiro OMAM ao vivo!

Avaliação: